Uma notícia que todo proprietário de veículo precisa tomar conhecimento todo começo de ano é, sem dúvidas, a do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para o ano de 2019, os valores devidos foram conhecidos a partir da segunda-feira, dia 22 de dezembro de 2014, em São Paulo.
Além do IPVA, existem outros impostos a serem pagos por aqueles que possuem um veículo automotor. Entre eles está o Licenciamento São Paulo, que possui extrema importância, pois, sem ele, você estará proibido de transitar pelas rodovias.
Os donos de veículos registrados em São Paulo deverão consultar o imposto diretamente nas agências bancárias do estado, seja nos caixas eletrônicos, presenciais ou mesmo pela internet, pelo link da SEFAZ-SP, no endereço www.ipva.fazenda.sp.gov.br. Para a consulta, bastará ter o número do RENAVAM em mãos.
Todos os bancos já estão devidamente aptos para fazer o recolhimento dos contribuintes, que necessitem logo realizar o pagamento, após a consulta. Para consultar os prazos para pagamento, veja o link: www.fazenda.sp.gov.br.
Os condutores terão até o fim de dezembro e o período até a data de vencimento de seu imposto para fazer o pagamento em cota única, o que garantirá um desconto de 3%. Se preferir, ele poderá também quitar já na primeira parcela do IPVA.
Os avisos de recebimento do IPVA 2019 serão enviados pela Secretaria da Fazenda de São Paulo, via Correios. Ao todo, serão postados cerca de 16,5 milhões de avisos de vencimento. Importante lembrar que os avisos não virão com boletos de pagamento, mas são apenas lembretes oficiais para os contribuintes, com informação sobre o valor devido.
A dica de sempre é que os contribuintes fiquem atentos à consulta do conforto de suas casas, pela internet, uma vez que pode acontecer dos avisos de recebimento não chegarem a tempo (ou mesmo não chegarem).
Aqueles que tiverem interesse em antecipar o licenciamento anual, só poderão fazer isso a partir de 2019. Para conseguir antecipar, é necessário quitar eventuais débitos anteriores que porventura existam no cadastro do veículo, sejam multas, IPVA atrasado, outros licenciamentos, entre outros débitos.
Não deixe nada para última hora, fique atento aos prazos e valores e conduza seu veículo tranquilamente.