Alguns benefícios, como o programa social Bolsa Família, precisam de um cartão específico para recebimento do recurso. Mas o que acontece com quem perde este cartão magnético? Se isso aconteceu com você e já está próximo a data de você receber o seu auxílio, leia o texto a seguir e saiba o que fazer.
Perdi meu cartão do bolsa família
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda proporcionada pelo Governo Federal. O objetivo do programa é reverter o cenário de pobreza em algumas localidades.
Quando se inscrevem no programa, as famílias selecionadas passam a receber um auxílio financeiro, que varia de família para família. Este valor e pago em uma conta específico, que o beneficiado pode acessar através de dois cartões magnéticos: o cartão Bolsa Família e o Cartão Cidadão.
Para cada um destes cartões será necessário um procedimento. Portanto, se já está próximo de você receber o seu auxílio monetário de acordo com o calendário Bolsa Família 2025, saiba como solicitar a 2ª via dos cartões mencionados!
Cartão Bolsa Família
O cartão Bolsa Família é um benefício gerado pela Caixa Econômica Federal. Por vezes, a família cadastrada pode receber mais de um benefício através do programa, neste caso, são acrescentados outros auxílios ao valor do Bolsa Família 2025.
Quem perdeu o cartão ainda irá receber os mesmos benefícios, ou seja, receberá o valor total. Então para poder sacar a sua bolsa, siga os passos a seguir:
- Passo 1: Reúna seus documentos para fazer a solicitação.
- Passo 2: Vá até a unidade em que você se
cadastrou ou entre em contato com o telefone de atendimento do Bolsa Família
0800 726 0207. - Passo 3: Solicite o benefício e aguarde alguns
dias para checar se o novo cartão já chegou na Caixa.
Cartão Cidadão
O Cartão Cidadão é um recurso que libera acesso para vários benefícios, como o PIS. Quem já possui o cartão e passa a receber o Bolsa Família, pode fazer um saque fácil através dele. Mas caso tenha perdido o cartão, saiba como solicita a segunda via abaixo:
- Passo 1: Tenha em mãos o seu número do
PIS/PASEP. - Passo 2: Vá até a Caixa Econômica em que você
fez o cartão ou entre em contato através do telefone de sua agência. - Passo 3: Peça a segunda via do seu quarto e
aguarde a liberação.
Se mesmo após a chegada do seu cartão, não houver a liberação do benefício, isto pode significar que o seu valor ficou bloqueado. Neste caso, é necessário prosseguir com uma solicitação de reavaliação que deve ser efetuada na Caixa Econômica Federal. Assim, você poderá sacar o seu auxílio normalmente nas agências devidas.