Estar desempregado, sem dúvidas, é uma situação muito desagradável para o cidadão que precisa de recursos financeiros. É nessa hora que ele precisará aprender a realizar o agendamento Seguro Desemprego. Hoje vamos te ensinar tudo sobre isso!
Muitos cidadãos brasileiros não sabem, mas eles têm o direito de receber um benefício que se chama Seguro Desemprego 2021.
Esse benefício, pago em dinheiro, foi criado pelo Programa de Seguridade Social com o intuito de ajudar financeiramente todos os trabalhadores que foram mandados embora dos seus empregos sem justa causa.
Esse auxílio em dinheiro é de grande valia, principalmente em um momento tão difícil como a perda do emprego. Esse dinheiro é depositado na conta do cidadão e ele recebe sem nenhum empecilho, mas para isso ele deverá realizar o agendamento Seguro Desemprego.
Se você está desempregado e quer saber como proceder para receber esse benefício, continue acompanhando nossas informações e aproveite.
- Conheça também o valor do benefício.
Agendamento Seguro Desemprego: Quais Documentos Apresentar?
O primeiro passo que o trabalhador que se encontra desempregado no momento deverá fazer é realizar o agendamento Seguro Desemprego o quanto antes. Todo cidadão deverá apresentar alguns documentos que são exigidos pelo governo para poder receber esse benefício.
A lista de documentos para o ano de 2019 ainda não foi divulgada pelos órgãos oficiais. Temos apenas as exigências do ano atual, no caso, 2016. Segundo alguns especialistas, essas exigências não deverão ser muito diferentes.
Veja abaixo quais documentos apresentar:
- Carteira de trabalho contendo todas as informações do último registro.
- Documento de identificação oficial com foto como RG, Carteira de Motorista e CPF.
- Requerimento para receber o Seguro Desemprego.
- Documento devidamente assinado que indica a Comunicação de Dispensa.
- Termo de Rescisão de Contrato. Em casos de permanência superior a 1 ano, deverá apresentar também a Homologação de Rescisão de Contrato de Trabalho.
- Comprovantes do PIS e, em alguns casos, do PASEP.
- Extratos do FGTS.
- Comprovante de salários dos últimos 2 meses.
Agendamento Seguro Desemprego: Quem Tem Direito a Receber Esse Benefício?
Todo cidadão que trabalhou com carteira assinada e foi dispensado do trabalho sem justa causa pode receber esse benefício. Antes de você realizar o seu agendamento Seguro Desemprego, confira quem pode receber:
- Caso qualquer trabalhador segurado que esteja com a sua situação cadastral em dia venha a óbito, os seus sucessores poderão receber normalmente;
- O mesmo acontece caso esse segurado venha a sofrer alguma doença grave. Nesse caso, os sucessores recebem o benefício;
- Em caso de dificuldade de locomoção pelo segurado, o seu representante legal ou procurador recebem esse benefício;
- O mesmo acontece em casos onde o segurado se encontra preso. O seu procurador ou representante legal recebe o benefício;
- Em casos de ausência dos servidores, o juiz pode determinar o recebimento do benefício por algum curador legal.
Como Realizar Esse Agendamento Seguro Desemprego?
Existem duas maneiras de você realizar o Agendamento do Seguro Desemprego.
Um dos objetivos do Governo é diminuir drasticamente as filas nos postos de atendimento, portanto, comece a se familiarizar, pois o agendamento Seguro Desemprego provavelmente será feito pela internet.
Aprenda como realizar esse agendamento!
Pela internet:
- Basta acessar o site oficial e consultar todas as informações referentes ao agendamento.
Pessoalmente:
- Você deverá se dirigir a um dos postos de atendimento do Poupatempo e solicitar o recebimento deste benefício.
FONTE: https://segurodesemprego.me/como-dar-entrada-no-seguro-desemprego-2021/.
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